Minha lista de blogs

terça-feira, 16 de abril de 2013

Seqüência didática


Justificativa

Atualmente é necessário que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.


Objetivo Geral

Proporcionar o conhecimento e a sensibilização ao meio ambiente, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável.

Objetivo Específico

- Valorizar o meio ambiente.

- Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.

- Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;

- Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;

- Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.

Tempo estimado - 1 aula

Material necessário - Cartolina, canetinhas

Desenvolvimento

 
 
 
- Música

As arvores balançam, balançam, balançam

As arvores balançam com a brisa.

Os passarinhos voam, que voam, que voam

Os passarinhos voam, que voam com a brisa.

Os coelhinhos pulam, que pulam, que pulam

Os coelhinhos pulam, que pulam com a brisa.


- Roda de conversa e sondagem

O que é meio ambiente?

O que tem no meio ambiente?

O que destrói o meio ambiente? (desmatamento, poluição, lixo, etc.)

 

-  Passeio em volta da escola para falar do meio ambiente

 

- Elaborar um Quebra-cabeça do meio ambiente

 
Produção final

 Em equipes elaborar um outra tirinha que aborde a questão ambiental.

 Avaliação

Espera-se que ao final do trabalho os alunos percebam a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.

Um comentário:

Edla Yara Priess disse...

Esta muito boa a sequência didática, bem organizada.
Seu blog está ficando muito bacana Sara! Continue sempre publicando assuntos interessantes!
Edla