Justificativa
Atualmente
é necessário que a educação de forma
interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças
conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos
nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.
Objetivo Geral
Proporcionar o conhecimento e a sensibilização ao meio
ambiente, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o
desenvolvimento sustentável.
Objetivo Específico
- Valorizar o meio ambiente.
- Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
- Despertar nas crianças valores e ideias de
preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações
futuras;
- Estimular para que perceba a importância do homem
na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem
causado à natureza;
- Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio
ambiente.
Tempo
estimado - 1 aula
Material
necessário - Cartolina, canetinhas
Desenvolvimento
- Música
As
arvores balançam, balançam, balançam
As
arvores balançam com a brisa.
Os
passarinhos voam, que voam, que voam
Os
passarinhos voam, que voam com a brisa.
Os
coelhinhos pulam, que pulam, que pulam
Os coelhinhos pulam, que pulam com a brisa.
- Roda de conversa e sondagem
O
que é meio ambiente?
O
que tem no meio ambiente?
O
que destrói o meio ambiente? (desmatamento, poluição, lixo, etc.)
- Passeio em volta da escola para falar do meio
ambiente
-
Elaborar um Quebra-cabeça do meio ambiente
Em equipes
elaborar um outra tirinha que aborde a questão ambiental.
Espera-se que ao final do
trabalho os alunos percebam a importância de atitudes de preservação, para que
as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
Um comentário:
Esta muito boa a sequência didática, bem organizada.
Seu blog está ficando muito bacana Sara! Continue sempre publicando assuntos interessantes!
Edla
Postar um comentário